domingo, 29 de novembro de 2009

O que é saúde?

Faço parte de um grupo de reflexões onde o tema principal é saúde. Dias atrás em nossa última reunião, discutimos, explanamos, refletimos sobre o que é na realidade saúde, estar saudável. Será somente um estado físico estável? E a saúde emocional e mental? Elas entram para o conceito de estar saudável? Não podemos esquecer da saúde social, a ual pelo que constamos está intimamente ligada com os demais tipos de saúde aqui citados.
Pois bem, ao retornar para casa, fiquei com esses questionamentos em minha mente, e cheguei a elaboração do seguinte:
"O que é saúde?
Aparentemente esta pergunta parece ter uma resposta simples. No entanto, quando passamos profundo e complexo.
 No livro “Dicionário de termos técnicos de Medicina e Saúde” de Luis Rey, saúde está definida da seguinte forma: “saúde é uma condição em que um indivíduo ou grupos de indivíduos, são capazes de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objetivo de vida é um conceito positivo... é um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica, pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais... com um sentimento de bem estar e livre de risco de doença ou morte extemporânea. É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional.”
Resumindo o que Luis Rey colocou sobre saúde temos o termo saúde refere-se a um estado de resilência do ser humano, ou seja, trata-se da capacidade humana universal de enfrentar as adversidades da vida, superá-las ou até ser transformado positivamente por elas.
Diante desta conclusão, nos surgem outras perguntas:
- Será possível concretizar um trabalho social com a saúde em uma sociedade não saudável?
- O que é ser saudável para aqueles que desejam e querem mudar a sociedade?
- Deve haver uma maneira de se conscientizar a população. Mas qual será ela? Por onde começar? Será que o uso de recursos informativos apenas durante momentos de crise são suficientes? Surtem resultados?
Deixo aqui tais questionamentos, sugerindo uma reflexão destas questões. Pois quando buscamos o conhecimento, respostas, só assim libertamo-nos dos dogmas impostos pela sociedade e partimos adiante pelo caminho da sabedoria."



OM MANI PADME HUM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas mudanças

Resolvi que o blog vai ter publicações diferenciadas. Não que eu vá fugir muito do tema principal que esta relacionado com terapias naturais...